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Como atingir a gestão profissional e o sucesso em clínicas médicas: GESTÃO FINANCEIRA ESTRATÉGICA.

Negócios médicos totalizam 10% do PIB brasileiro. A previsão de consumo de bens e serviços de saúde no Brasil para 2024 é de R$ 980 bilhões.

O Brasil possui 550.000 médicos formados, o que significa que, na média, cada médico irá fazer circular em torno de sua atividade R$ 1.781.818,18 por ano. Alguns irão gerar negócios e ter sucesso, enquanto muitos irão se submeter a relações abusivas, trabalhar muito e entrar para a estatística que aponta que médicos vivem 10% menos que a média da população devido ao alto estresse!

O mercado da saúde é próspero e pujante, vem crescendo acima do PIB nas últimas décadas, o que significa que, sim, é possível ter sucesso, desde que tenha preparo para além do operacional!

Sem o investimento em gestão estratégica e em Inbound marketing, todo o tempo e dinheiro investido por décadas em uma das carreiras mais admiradas do mundo pode não gerar os frutos sonhados, ao contrário, pode virar apenas trabalho estressante e sem resultados!

Se você é médico especialista e quer dobrar os seus ganhos, trabalhando com mais assertividade e tendo tempo para você e sua família, seguem informações que irão te ajudar!

Já ajudamos mais de 200 clínicas médicas de diversas especialidades a mais do que dobrar seus ganhos e a ter qualidade de vida, realizando a medicina de qualidade que seus clientes merecem!

Como se comporta e como vive o médico(a) padrão?

Via de regra, é uma pessoa que trabalha muito, tem 3 ou 4 empregos, além do atendimento em clínicas, aceita todos os convites para um novo plantão, mesmo aqueles que pagam muito pouco, assim como entram em todos os convênios que podem, mesmo aqueles que pagam R$ 20,00 até a 5ª consulta por hora, passando a R$ 7,00 a partir da 6ª consulta por hora.

Este profissional raramente tem tempo para si e para sua família, quanto mais para a organização e gestão de sua empresa, para a produção de conteúdo, normalmente não sabe por onde começar e como produzir conteúdo atrativo, não faz ideia de quem é o seu cliente, não sabe planificar os dados financeiros, não sabe nem quanto ganha a cada mês, uma vez que mistura todas as finanças dos diversos trabalhos com as pessoais e familiares e muitas vezes recebe no mês presente por trabalhos realizados há 2 ou 3 meses e se sente escravo do sistema, em vez de ser senhor de seu destino.

Ao aplicar o perfil DISC neste profissionais, os dados mais comuns apontam que são ótimos executores, mas ficam desmotivados com o futuro. Via de regra, não são bons comunicadores e são péssimos planejadores e analistas, o que significa que trabalham muito, mas sem estratégia e com resultados muito abaixo do esperado.

Como dobrar os ganhos médicos com melhor qualidade de vida?

Para construir uma carreira sólida, ganhar o que merece e ter qualidade de vida, sugere-se a adoção da metodologia que foi testada e aprovada em centenas de clínicas médicas, permitindo ao médico, em menos de 1 ano, dobrar ou triplicar seus honorários e lucro, trabalhar menos, ter mais tempo para si e para sua família, ter controle e entendimento dos os dados financeiros, sua clínica organizada e seus clientes satisfeitos!

Esta metodologia desenvolve 4 pilares: o empreendedor (metas e decisões estratégicas), gestão financeira, gestão de marketing e gestão de processos e pessoas (planos táticos), aliados ao uso de ferramentas modernas e inovadoras de controle de dados e comunicação.

O Empreendedor: O primeiro passo é a autoconsciência sobre o perfil empreendedor e sobre as necessidades motivacionais. Isto é, a forma de tomar decisões gera consequências e o médico precisa se conhecer para conseguir mudar este padrão! Sem isso, não adianta plantar procedimentos pré-definidos em sua clínica.

A psicologia aplicada a gestão de negócios demonstra que a mudança de mindset precisa ocorrer de dentro pra fora. Após conhecer seus braços fortes e também os fracos, o próximo passo é o estabelecimento de METAS ousadas e com significado pessoal!

O empreendedor constrói seus resultados em sua mente antes de construir na prática. Quem não age dessa forma, fatalmente irá se submeter aos comandos do meio!

Ainda antes de entrar na gestão da clínica, é preciso ser feito o planejamento financeiro pessoal e familiar.

“O que é possível medir é possível melhorar!”
Peter Drucker

Gestão financeira estratégica: Ao entrar na clínica, o primeiro passo é o do planejamento financeiro estratégico, isto é, a partir das metas de lucro e de ganhos de honorários, é preciso descobrir para quais serviços devem ser prospectados cliente, em qual quantidade e em qual relação entre preços e custos. Este mapa financeiro, em que é empregado uma engenharia reversa, das metas para os demais indicadores (KPIs), é o que ordenará todo o processo de atendimento ao cliente, definição de perfil, canais de comunicação e conteúdos de Inbound e Outbound marketing, além da utilização da rede de relacionamentos para a geração de clientes nos perfis adequados.

A organização dos dados financeiros permitirá ao médico saber quanto está, de fato, ganhando a cada mês, o que e quanto deve vender, todos os meses, e em qual relação entre preço e custo, para atingir o ponto de equilíbrio e suas metas de ganhos.

Gestão de Marketing e Negociação: Além de ter uma metodologia para aumento da conversão de seus tratamentos com tickets elevados, a clínica terá um passo a passo para produzir conteúdo atrativo e educativo com vistas a prospecção de clientes com o perfil definido e desejado.

Gestão de processos e pessoas: Foram mapeados 12 etapas do ciclo de relacionamento com clientes de clínicas médicas. Cada um destes passos possuem trabalhos e check lists com orientações sobre como realizar cada uma das etapas com qualidade e eficiência. Segue abaixo um diagrama das etapas de relacionamento com o cliente, cada uma delas com trabalhos específicos e com um fator de contribuição para o sucesso da clínica. A melhora no desempenho em cada um destes fatores tem efeito exponencial sobre os demais. Uma melhora de desempenho de 10% em cada item, pode dobrar o resultado da clínica em menos de um ano.
  1. Prospecção.
  2. Pré-atendimento por telefone ou whatsapp.
  3. Agendamento da consulta inicial
  4. Pré-consulta: triagem e anamnese
  5. Recepção no atendimento presencial
  6. Realização da CONSULTA
  7. Apresentação do PLANO DE CUIDADOS (Orçamento) e Negociação.
  8. Preparos “Pré-cirúrgicos” ou 10 – Realização de exames e procedimentos.
  9. Acompanhamento “peri-cirúrgico”.
  10. Pós-cirúrgico.
  11. Pós-vendas.

A conversão de vendas em tickets acima da média do mercado é uma construção de médio prazo e exige mais do que uma boa formação, um ótimo acolhimento, entendimento, atendimento e comunicação pró-ativa com o paciente.
Nosso trabalho é o de orientar e conduzir a você e sua equipe neste processo de definição de METAS, posicionamento, gestão de finanças, gestão de marketing e organização de processos de relacionamento com o cliente, te oferendo ferramentas fáceis de usar, objetivas e aplicadas a sua clínica.

Isso também exige investimento de tempo, dinheiro e dedicação, mas com uma condução estratégica, em 8 encontros você e sua equipe terão caminhos e estarão preparados para executar e para atingir os resultados de seus sonhos!!!

A boa notícia é que este investimento em gestão e marketing é infinitamente menor do que o valor investido em reformas e infra-estrutura da clínica, equipamentos ou mesmo na formação médica.

Vale lembrar que o investimento em formação e qualificação profissional, tanto quanto em tecnologia e ambiente para atendimento ao cliente são fundamentais para o sucesso da clínica, para a obtenção de clientes / pacientes, porém, em muitos casos, sem o investimento em gestão e marketing, todo o investimento anterior pode não render bons frutos, fazendo com que os ganhos médicos sejam fruto de muito sacrifício, agenda abarrotada e rotina insana. Não é à toa que médicos vivem, em média, 10% a menos do que a população em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENCONTRO 1: MEDICINA TRADICIONAL X 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Como o contexto e o ambiente de negócios traz novas exigências para a gestão de clínicas médicas?

Como se diferenciar da concorrência em plena 4ª Revolução Industrial, mundo VUCA e mundo BANI e hiper concorrência?

1.2 – O que aprender com os modelos de negócios de “Start-ups”?

Aplicação da engenharia reversa: da meta financeira para a quantidade de clientes atingidos pelas campanhas de marketing.

Como definir suas metas?

Como implementar a lei do 80/20 em sua clínica?

Como fazer o planejamento financeiro para atingir suas metas?

Como estruturar sua clínica para atingir suas metas alinhando o planejamento financeiro, marketing e plano operacional padrão.

Sugestão de leitura: “Do sonho a realização em 4 passos”, “Estratégia do Oceano Azul”, “Design Thinking”, “O Empreendedor Viável”, “O que ainda não se ensina em HARVARD BUSINESS SCHOOL”, “Por quê generalistas vencem em um mudo de especialistas?”, “A 4ª Revolução Industrial”, “Gestão do Amanhã”.

Bônus aula-gravada: Como as necessidades motivacionais e as características comportamentais impactam no resultado de clínicas e profissionais.

ENCONTRO 2: METAS, POSICIONAMENTO E MODELO DE NEGÓCIOS.

Antes deste encontro, o participante deverá responder a um formulário com perguntas-chave sobre sua carreira e sua clínica e deverá enviar no grupo de whatsapp vídeos de apresentação de sua clínica e de suas expectativas em relação ao treinamento.

A importância do estabelecimento correto de METAS para o sucesso de sua clínica!

Como não estabelecer METAS. O que é posicionamento? Como se posicionar em busca do perfil ideal de clientes? Como se diferenciar da concorrência?

Apresentação de modelagem de estrutura financeira:

Modelos financeiros (de custos e de receitas) para clínicas e consultórios em diversos segmentos / posicionamentos: popular / premium, particular / convênio, consultas / exames / cirurgias.

O que é um modelo de negócios? Como usar o “CANVAS Business Modeling” para o atingimento de suas METAS.

Apresentação da atividade prática 1: Estabelecimento de Metas SMART. Ferramenta: vídeo de orientação sobre como estabelecer metas no formato SMART e formulário para descrição das metas.

Bônus aula-gravado: Como estabelecer metas SMART.

Bônus 2: Separando as finanças pessoais das finanças da clínica: planilha para planejamento financeiro familiar e vídeo de orientação para o preenchimento.

ENCONTRO 3: COMO IMPLEMENTAR O “UNBOUND” (INBOUND + OUTBOUND) MARKETING PARA PROSPECÇÃO DO PERFIL DE CLIENTE QUE SUA CLÍNICA QUER ATENDER?

Como produzir conteúdos atrativos?

Matriz da produção de conteúdos.

AIDA (Atenção Interesse Desejo e Chamada para Ação)

Como estruturar campanhas de marketing?

Para o Google (site, google e Youtube)?

Para a Meta (Instagram, Facebook e Whatsapp)?

Sugestão de leitura: UNBOUND MARKETING: como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. Rafael Kiso, 2021. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Philip Kotler, 2021 Hiper Crescimento: venda 10 vezes mais com o modelo SALESFORCE. ROSS E LEMKIN, 2018. A nova era digital.

ATIVIDADE PROGRAMÁTICA: Produzir e compartilhar links dos vídeos postados em suas redes sociais e site, de acordo com a orientação de aula, no grupo de whatsapp.

ENCONTRO 4: OTIMIZANDO O RESULTADO DE SUA CLÍNICA MÉDICA

O que compõe o seu faturamento? Quais são os ganhos do médico em uma clínica própria X trabalhando para terceiros?

O que colocar “na vitrine” das mídias sociais e site? Quais são os melhores serviços em sua clínica?

MINIMIZANDO OS CUSTOS: só dá pra mudar o que é possível medir!

Quais são os custos relacionados ao faturamento de uma clínica médica?

Como categorizá-los, agrupá-los e utilizá-los para a tomada de decisões?

Quais são os custos mais significativos em uma clínica?Como reduzi-los?

Quais custos devem ser analisados nas estratégias de precificação?

Qual é a diferença entre pró-labores, honorários e participação nos lucros?

Seu bem mais precioso: o TEMPO. Como otimizar o seu tempo com mais eficiência e qualidade?

ATIVIDADES PROGRAMÁTICAS PARA COMPARTILHAMENTO NO GRUPO DE WHATSAPP:

Atividade prática 1: Quais custos você conseguiu reduzir? Como fez?

Atividade prática 2: Defina tempo de execução de suas atividades. O que é possível fazer para otimizar o seu tempo?

ENCONTRO 5: PRECIFICAÇÃO

Verificação dos resultados de aplicação das atividades práticas.

Principais ERROS ao PRECIFICAR.

Por que não se deve utilizar de MARK-UP e RATEIO para definir PREÇOS?

O que não fazer em hipótese alguma?

Quais custos devem ser analisados na relação entre PREÇO E CUSTO?

Volume de vendas X Preço: qual é a melhor relação?

Estratégias de Precificação.

5.2 – NEGOCIAÇÃO: Como melhorar a taxa de conversão com tickets mais altos?

ENTENDENDO O SEU CLIENTE E O QUE É IMPORTANTE NA DECISÃO PELA COMPRA DE SEU SERVIÇO. ENTENDENDO E SUPERANDO AS OBJEÇÕES

O que fazer para vender mais e aumentar o seu faturamento?

Quem é o seu cliente? O que ele quer e precisa? Quais são suas dores e necessidades?

Como gerar conteúdo atrativo com o uso de SCRIPTs.

Quais são os melhores canais de comunicação com o seu cliente?

Elaboração do MAPA do PODER. Verificação e uso de bases de PODER e influência.

Conhecendo suas bases de poder. ATIVIDADES PROGRAMÁTICAS PARA COMPARTILHAMENTO NO GRUPO DE WHATSAPP:

Atividade prática 1: Identificação dos diferenciais competitivos. Quem é o seu concorrente? O que ele oferece? Quais são os pontos negativos e positivos? Quanto cobra? (10 minutos)

Atividade prática 2: O que você vende? Para quem? Lista de produtos e serviços vendidos + preço + quantidade. Uso de planilha.

Atividade prática 3: Quem pergunta vende mais! Envio de relatos de sucesso em negociações ao aplicar o método aprendido.

Bibliografia: Os 5 níveis de influência, As armas da persuasão

ENCOTRO 6: DIAGNÓSTICO, AJUSTES E MODELAGENS FINANCEIRAS COM O USO DO SELLFA.

Diferenças do planejamento financeiro por competência ou por fluxo de caixa

O que é “ponto de equilíbrio”?

Como calcular o ponto de equilíbrio e o que fazer para superá-lo?

Lei do 80/20: como descobrir quais são os 20% que geram 80% dos seus resultados e ganhar mais trabalhando menos?

DRE: o que é e como projetar o resultado financeiro anual com metas de vendas mês a mês. Como ganhar mais e reter o Lucro mês a mês! Demonstração de uso da plataforma SELLFA.

FLUXO DE CAIXA E CAPITAL DE GIRO

Efeitos do parcelamento (e do descasamento) dos custos, investimento e dos valores recebidos.

Quando são feitos os pagamentos dos diversos tipos de custos e os recebimentos de todas as vendas feitas a cada mês?

Definindo o fluxo de entrada e saída de dinheiro no caixa.

O que é e para que serve o Capital de Giro?

Definindo valores para o capital de giro.

ATIVIDADES PROGRAMÁTICAS PARA COMPARTILHAMENTO NO GRUPO DE WHATSAPP: Bônus aula-gravada e atividade prática: acesso e USO DO SELLFA para o diagnóstico e modelagem financeira de sua clínica.

Bônus aula-gravada e atividade prática: demonstração de uso da plataforma FELTZ para a obtenção do DRE projetado e da planilha para acompanhamento de pagamentos e recebimentos.

Disponibilização de planilha de fluxo de caixa.

ENCONTRO 7: COMO TER OS CLIENTES CERTOS PARA OS SERVIÇOS CERTOS NOS PREÇOS CERTOS?

Como prospectar clientes para os serviços que sua clínica irá vender?

Como definir o perfil de clientes, tipo de serviços, política de preços, serviços com maior valor agregado?

O que seus clientes compram e por que compram?

Quais são os seus diferenciais? Problemas típicos de seus clientes.

7.2 – Como se organizar para atender bens aos clientes e cumprir com a documentação financeira, de exames, guias e orientação ao paciente?

A importância da comunicação assertiva. A “Janela de Johari”

Cuidando do ciclo do relacionamento com pacientes: fases e processos.

Definição dos processos de gestão de clínicas.

Como ter atendimentos nota 10?

Como encantar seus pacientes?

Levantamento e gestão de dados e documentos. Como usar as FAQs (perguntas frequentes) para organizar a rotina da clínica e encantar clientes?

Sugestão de leitura: A organização dirigida por VALORES.

ENCONTRO 8: ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS E USO DO CANVAS

Conhecendo a estrutura do PLANO DE NEGÓCIOS, por onde começar, quais informações deve-se buscar e como organiza-las e utilizá-las para a tomada de decisão.

Conhecendo a estrutura do CANVAS.

Elaboração do CANVAS.

ATIVIDADES PROGRAMÁTICAS PARA COMPARTILHAMENTO NO GRUPO DE WHATSAPP:

Atividade prática: acesso ao CANVAS online e acesso ao formulário para elaboração do mini-Plano de Negócios.

Atividade prática: preenchimento de formulário no Google Forms.

Disponibilização de link para acesso ao formulário.

Ferramentas disponibilizadas ao longo do treinamento:
  • Vídeo para estabelecimento de metas.
  • Planilha para orçamento financeiro familiar.
  • Acesso ao SELLFA e ao FELTZ por 1 ano.
  • Formulários para documentação de perfil de clientes e diferenciais competitivos.
  • Script para produção de vídeos.
  • Formulário para produção do CANVAS e Plano de Negócios.
  • Grupo de whatsapp.
  • Acesso às aulas gravadas por 1 ano.

ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO (COM PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE MÉDICA): serão feitas 3 reuniões online com a duração de 60 minutos cada, para esclarecimentos de dúvidas e para orientação em relação ao posicionamento e a tomada de decisão.

CHEGOU A HORA DE ALAVANCAR SEUS RESULTADOS

Deu o segundo passo para nosso treinamento: