Para construir uma carreira sólida, ganhar o que merece e ter qualidade de vida, sugere-se a adoção da metodologia que foi testada e aprovada em centenas de clínicas médicas, permitindo ao médico, em menos de 1 ano, dobrar ou triplicar seus honorários e lucro, trabalhar menos, ter mais tempo para si e para sua família, ter controle e entendimento dos os dados financeiros, sua clínica organizada e seus clientes satisfeitos!
Esta metodologia desenvolve 4 pilares: o empreendedor (metas e decisões estratégicas), gestão financeira, gestão de marketing e gestão de processos e pessoas (planos táticos), aliados ao uso de ferramentas modernas e inovadoras de controle de dados e comunicação.
O Empreendedor: O primeiro passo é a autoconsciência sobre o perfil empreendedor e sobre as necessidades motivacionais. Isto é, a forma de tomar decisões gera consequências e o médico precisa se conhecer para conseguir mudar este padrão! Sem isso, não adianta plantar procedimentos pré-definidos em sua clínica.
A psicologia aplicada a gestão de negócios demonstra que a mudança de mindset precisa ocorrer de dentro pra fora. Após conhecer seus braços fortes e também os fracos, o próximo passo é o estabelecimento de METAS ousadas e com significado pessoal!
O empreendedor constrói seus resultados em sua mente antes de construir na prática. Quem não age dessa forma, fatalmente irá se submeter aos comandos do meio!
Ainda antes de entrar na gestão da clínica, é preciso ser feito o planejamento financeiro pessoal e familiar.
“O que é possível medir é possível melhorar!”
Peter Drucker
Gestão financeira estratégica: Ao entrar na clínica, o primeiro passo é o do planejamento financeiro estratégico, isto é, a partir das metas de lucro e de ganhos de honorários, é preciso descobrir para quais serviços devem ser prospectados cliente, em qual quantidade e em qual relação entre preços e custos. Este mapa financeiro, em que é empregado uma engenharia reversa, das metas para os demais indicadores (KPIs), é o que ordenará todo o processo de atendimento ao cliente, definição de perfil, canais de comunicação e conteúdos de Inbound e Outbound marketing, além da utilização da rede de relacionamentos para a geração de clientes nos perfis adequados.
A organização dos dados financeiros permitirá ao médico saber quanto está, de fato, ganhando a cada mês, o que e quanto deve vender, todos os meses, e em qual relação entre preço e custo, para atingir o ponto de equilíbrio e suas metas de ganhos.
Gestão de Marketing e Negociação: Além de ter uma metodologia para aumento da conversão de seus tratamentos com tickets elevados, a clínica terá um passo a passo para produzir conteúdo atrativo e educativo com vistas a prospecção de clientes com o perfil definido e desejado.
Gestão de processos e pessoas: Foram mapeados 12 etapas do ciclo de relacionamento com clientes de clínicas médicas. Cada um destes passos possuem trabalhos e check lists com orientações sobre como realizar cada uma das etapas com qualidade e eficiência.
Segue abaixo um diagrama das etapas de relacionamento com o cliente, cada uma delas com trabalhos específicos e com um fator de contribuição para o sucesso da clínica. A melhora no desempenho em cada um destes fatores tem efeito exponencial sobre os demais. Uma melhora de desempenho de 10% em cada item, pode dobrar o resultado da clínica em menos de um ano.
- Prospecção.
- Pré-atendimento por telefone ou whatsapp.
- Agendamento da consulta inicial
- Pré-consulta: triagem e anamnese
- Recepção no atendimento presencial
- Realização da CONSULTA
- Apresentação do PLANO DE CUIDADOS (Orçamento) e Negociação.
- Preparos “Pré-cirúrgicos” ou 10 – Realização de exames e procedimentos.
- Acompanhamento “peri-cirúrgico”.
- Pós-cirúrgico.
- Pós-vendas.
A conversão de vendas em tickets acima da média do mercado é uma construção de médio prazo e exige mais do que uma boa formação, um ótimo acolhimento, entendimento, atendimento e comunicação pró-ativa com o paciente.