KANBAN é um quadro, um painel de fácil visualização, de gestão de processos que foi aplicado pela Toyota, desde os anos 1940, e se tornou famoso mundialmente devido a redução de tempo e de custos no processo de produção, ao mesmo tempo em que contribuiu para o processo de melhora do padrão de qualidade, evitando erros e produção inadequada e ainda contribuiu para a diminuição do esforço operacional no processo de execução das fases do trabalho.
Kan-Bans podem ser físicos, um painel anexado na parede, ou digitais, como o TRELLO ou PIPEFY, por exemplo.
Diferença entre KANBAN e CRM?
Devido ao grande sucesso dos KANBANS aplicados ao processo industrial de produção, logo, a mesma lógica, passou a ser utilizada para a gestão de vendas e do relacionamento com os clientes.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.( https://www.salesforce.com/br/crm/#crm-definicao-e-conceitos-scroll-tab)
No entanto, na gestão de uma clínica médica, a “gestão do relacionamento com cliente” não termina com a venda de uma consulta, procedimento ou cirurgia, pelo contrário, é justamente nestas fases de execução e até a avaliação de qualidade percebida pelos pacientes que o KANBAN / CRM contribuem para a EXECUÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE com os pacientes e com a equipe.
O CRM é um KANBAN?
Sim, é um kanban aplicado para gestão de processos de marketing e vendas.
Campanhas de marketing custam caro e levam tempo para ter sucesso, pois é preciso testar e aplicar diversas estratégias até os resultados chegarem.
É natural que os esforços do marketing para a busca de potenciais clientes (LEADS) precisam de ajustes ao longo do tempo. No entanto, sem ter dados dos LEADS e dos CLIENTES (pessoas que já passaram superaram várias “barreiras” e compraram algo da empresa), o custo das campanhas podem ficar muito mais alto dos que os resultados que geram.
Para economizar tempo e dinheiro, várias empresas de tecnologia adaptaram a lógica dos KANBANS, que originalmente se destinavam a organizar o trabalho da produção, para a organização e gestão dos processos de marketing e vendas! Bacana, não é?
Se você já ouviu falar das empresas RD Station, Trello ou Pipefy, você já ouviu falar de KANBANS que são organizados para a gestão do relacionamento com clientes.